O PROJETO
O projeto integrado de pesquisa, apoiado pelo CNPq e pela FAPESB, visa redefinir recortes e análises sobre os novos conteúdos da relação homem/espaço, assim como experimentar, imaginar e assimilar as novas possibilidades para intervenção no espaço construído para habitação em bairros populares de Salvador, Bahia. O grupo de pesquisa Espaço-Livre vem desenvolvendo desde 1997 atividades de pesquisa e extensão em dez bairros populares de Salvador, sempre articulando a formação de recursos humanos, com o engajamento de jovens pesquisadores, bolsistas de iniciação científica ou estudantes de mestrado, demonstrando a continuidade das pesquisas e atividades de extensão desenvolvidas.
As atividades propostas pretendem, sobretudo, fomentar um diálogo interdisciplinar entre a universidade e as representações populares de bairros da periferia – social e geográfica – da capital baiana. Acredita-se que trabalhos assim possam subsidiar um planejamento urbano baseado nos mecanismos de autogestão e participação, entendendo os bairros como espaços de vivência e áreas prioritárias de intervenção.
O projeto Espaço Livre de Pesquisa-Ação articula diferentes variáveis - transporte público, comércio e serviços, espaço livre público e identidade cultural - na escala do bairro, priorizando o estudo de bairros populares como Plataforma, Pirajá, Ribeira, Curuzu, São Tomé de Paripe, Cajazeiras, Boca do Rio, Itapuã e Paripe. As variáveis são trabalhadas de modo específico nos diferentes sub-projetos e estão sendo levantadas em campo com auxílio de entrevistas e aplicação de questionários. Levantamentos cartográficos, fotográficos, bem como o levantamento de informações estatísticas e de dados históricos junto aos órgãos públicos, arquivos e bibliotecas são também parte integrante da metodologia aplicada para obtenção de dados secundários.